Documentação

Manual de Boas Práticas na Produção de Mel

 

O Manual de Boas Práticas na Produção de Mel é uma ferramenta essencial que disponibiliza de forma acessível a todos os apicultores nacionais toda a informação relativa à higiene nas fases de produção, extracção e processamento do mel.

Em colaboração com a Escola Superior Agrária de Santarém, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal disponibiliza online este Manual, da autoria da Professora Ana Neves, editado em 2006.

Este Manual aprofunda temas como os do ambiente de instalação do apiário, colmeias e enxames, recolha e transporte das alças para extracção de mel, higiene das Instalações, equipamentos e utensílios, ou controlo de pragas.

Explica a autora do Manual que, com “a evolução da civilização humana, a apicultura e, em especial, a produção e comercialização do mel passou a ser uma actividade económica de relevo. O sector apícola em Portugal é, tradicionalmente, uma actividade complementar associada à agricultura e à floresta”.

E acrescenta que “o mel português é um produto natural de qualidade. A abertura de mercados mais competitivos está estreitamente ligada ao aumento da produção e o cumprimento dos requisitos legais associados à produção de um género alimentícios”, levando em conta as definições, classificação e características do mel, bem como as regras para o seu acondicionamento e rotulagem.

Conheça o Manual aqui.


Fonte: Agricultura e Mar Consultar fonte
Data de publicação: 03/11/2020 10:04

Pub.