Notícias

A Quinta na Moagem - exposição pecuária em Sesimbra

 

Nos dias 19, 20 e 21 de maio, a Moagem de Sampaio volta a transformar-se numa quinta agrícola, com ovelhas, cabras, cães de rebanho e cavalos, um picadeiro, demonstração de ordenha e tosquia de ovinos e oficinas de produção de queijos.

Este ano, a novidade é o I Concurso Nacional Ovino da Raça Saloia, uma ovelha autóctone explorada em Portugal, com origem na região de Lisboa e Península de Setúbal, cujo objetivo principal é a produção de leite, destinado parcialmente ao fabrico do Queijo de Azeitão e da região da Arrábida. Nas últimas décadas, o número de animais diminui drasticamente, colocando a raça em risco de extinção. Atualmente, existem apenas 2 mil ovelhas Saloias em Portugal. O concurso pretende preservar esta raça de ovelha e estimular e orientar os criadores na produção de animais que possibilitem a melhoria da produtividade das respetivas explorações.

A comemorar uma década como Núcleo Museológico, a Moagem de Sampaio estará de portas abertas para dar a conhecer a sua história e os tempos áureos da ruralidade no concelho. Tal como é habitual aos fins de semana, também o pequeno mercado de produtores locais Sabores da Nossa Terra estará a decorrer para quem quiser adquirir produtos tradicionais, como pão caseiro cozido em forno a lenha, Queijo da Azoia, Farinha Torrada e frutas e legumes.

A Quinta na Moagem é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo, ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida e ACRO - Associação dos Criadores e Reprodutores de Gado do Oeste, com o objetivo de valorizar o setor primário e as atividades ligadas à ruralidade do concelho e do Território Arrábida.


Fonte: Junta de Freguesia do Castelo Consultar fonte
Data de publicação: 12/05/2023 09:19