Notícias

Associações do sector demonstram preocupações com preços pagos ao produtor

 

A APROLEP (Associação dos Produtores de Leite de Portugal), a  FENALAC ( Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite) e a Federação Agrícola dos Açores contam-se entre as organizações do sector agropecuária que emitiram comunicados expressando preocupação com a evolução do preço pago ao produtor de leite.

Em comunicado de imprensa a APROLEP denuncia que logo após a assinatura “do pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares, quando os produtores de leite da empresa Fromageries Bel Portugal, multinacional que produz os queijos Limiano e Terra Nostra, foram informados da intenção de baixar o preço em 7,8 cêntimos por litro aos seus fornecedores a partir de 1 de Maio. É uma redução de 15%! No dia seguinte, outra empresa, Penlac, comunicou a baixa de 5 cêntimos, já com efeitos retroactivos a partir de 1 de Março. Esperamos que as restantes empresas tenham uma atitude diferente e mais responsável, mas temos receio que sigam o mesmo caminho, como é habitual”.

A FENALAC, por sua vez, fez notar que “durante mais de 1 ano, entre 2021 e 2022, os produtores de leite e os restantes operadores da cadeia sofreram agravamentos brutais dos seus custos e não obtiveram melhor remuneração da sua produção, acumulando prejuízos insustentáveis”. Acrescenta ainda que de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o rendimento da actividade agrícola registou uma quebra acentuada em 2022, na ordem dos 12%.

A Federação Agrícola dos Açores demonstra igualmente grande preocupação com a descida de preços pagos ao produtores que se verifica no território continental, acusando a indústria de ter uma “atitude prepotente”.

Todas as entidades fazem notar que não se verificou qualquer redução nos custos dos alimentos para animais, dos fertilizantes nem da energia, os quais constituem cerca de 90% dos custos operacionais da produção do leite.


Fonte: Agricultura e Mar Consultar fonte
Data de publicação: 03/04/2023 15:53