Notícias

Apoio a cães para proteção do gado contra o lobo – candidaturas abertas

 

Conforme previsto no PEPAC 2023-2027, no âmbito das medidas de intervenção agroambiental com vista à proteção e recuperação de espécies da fauna com estatuto de ameaça associadas a sistemas agrícolas, estão abertas as candidaturas de apoio à manutenção de cão de proteção de gado face a ataques de lobo.

Os cães de proteção de gado são utilizados, desde há centenas de anos, em Portugal e noutros países na proteção de diferentes espécies de gado, como sejam ovinos, caprinos e bovinos. Estes cães pertencem a raças do tipo mastim de montanha e apresentam características que foram sendo selecionadas de modo a assegurarem a função de proteção de gado contra ataques de diversos predadores, como o lobo.

Podem candidatar-se beneficiários que reunam as seguintes condições:

  • Ser pessoa singular ou coletiva, de natureza pública ou privada, em território continental;
  • Ser proprietário de efetivo pecuário (mínimo de 3 CN de ovinos ou caprinos ou 10 CN de bovinos) associado a marca de exploração localizada na área geográfica de aplicação da medida;
  • Ser titular de cão de tipologia adequada à função de proteção de gado contra ataques de lobo, com idade entre os 6 meses e 15 anos, e em exercício dessa função, conforme atestado por declaração emitida pelo ICNF, I.P..

 

Podem ser obtidas mais informações aqui.


Fonte: ICNF Consultar fonte
Data de publicação: 20/03/2023 12:30