Açores: Abate de bovinos aumenta 5,6% em 2022

António Ventura, que falava numa visita ao Matadouro da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, referiu que, em 2022, se voltou a atingir um novo recorde no abate regional, num total de 84.541 bovinos, “o maior abate de sempre verificado nos Açores”.
Este valor representa um aumento de 5,6% relativamente a 2021, ano em que o abate de 80 mil animais também tinha sido um número recorde, refere-se em nota de imprensa do Governo dos Açores.
De acordo com o titular da pasta da Agricultura, o consumo local de carne de bovino nos Açores no ano transato aumentou 9,2% relativamente a 2021.
António Ventura considera que este aumento no número de abates representa “vantagens e mais-valias no que diz respeito ao emprego local, ao rendimento dos produtores e também ao rendimento da própria Região Autónoma dos Açores”.
O governante salvaguardou que o aumento do turismo registado na região contribuiu para o aumento registado no consumo local.
O secretário regional reconheceu a relevância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Estratégia para a Carne dos Açores (CERCA) na promoção da carne, através de ‘workshops’, jornadas e palestras na região, assim como da Federação Agrícola dos Açores, “o que tem levado a que a carne açoriana seja procurada”.
O titular da pasta da Agricultura do Governo Regional indicou que, em 2023, todos os animais que forem abatidos nos matadouros da região, resultando no produto final, que é a carne, estão certificados para a segurança alimentar”, sendo que foi iniciado em 2022 a certificação para o bem-estar animal dos Matadouros da ilha Terceira e de São Miguel.
O executivo açoriano pretende avançar este ano para a certificação de mais cinco matadouros dos Açores.
António Ventura apelou à iniciativa privada para investir nas áreas da transformação e da maturação da carne, considerando ser este “um novo potencial".
O responsável destacou que estão abertas as candidaturas, até 28 de fevereiro, de uma medida, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que apoia entre 50% a 75% as iniciativas privadas no âmbito da transição energética, da transição verde e da inovação, com um montante 8,5 milhões de euros.
Fonte: Açoriano Oriental Consultar fonte
Data de publicação: 04/01/2023 15:42
Mais Notícias sobre Bovinos de Carne e Lide

Principais resultados do GO Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena
Já se encontram publicados os resultados finais do projeto GO "Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena". O projeto tem o intuito de melhorar a qualidade e comercia...

Previsões USDA: redução da produção de carne de vaca na Europa
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês) prevê, no seu relatório mais recente, uma diminuição de 400 mil animais no efetivo bovino da União Europe...

Bolsa do Bovino - Sessão nº38
Açores: Alteração ao quadro de incentivos financeiros à aquisição de reprodutores bovinos de raças de carne.
Foi publicada, no Jornal Oficial da Presidência do Governo dos Açores, a portaria m.º 79/2023 de 13 de Setembro, que altera a portaria 32/2012, de 9 de Março, que procedeu à cri...