Açores: Aberto candidaturas ao abrigo do PRORURAL+ para apoio ao setor agropecuário

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural informa que estão abertas as candidaturas até 30 de setembro para a instalação de jovens agricultores e para investimento nas explorações agrícolas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2014-2020, PRORURAL+.
As candidaturas agora divulgadas estão patentes no Aviso n.º 32/2022, abrangendo a Medida 6: Desenvolvimento das Explorações Agrícolas e das Empresas, na Submedida 6.1 - Instalação de Jovens Agricultores, e no Aviso n.º 33/2022, especificando a Medida 4 - Investimentos em Ativos Físicos, na Submedida 4.1 - Investimento nas Explorações Agrícolas.
As candidaturas abrangem todo o território da Região Autónoma dos Açores.
Aos apoios à instalação de jovens agricultores podem candidatar-se os jovens agricultores em nome individual ou os sócios-gerentes das pessoas coletivas, e tem por objetivo o arranque da atividade agrícola por parte de jovens agricultores como gestores das explorações; a renovação das gerações do setor agrícola; a manutenção e reforço de um tecido económico e social viável nas zonas rurais e a promoção da capacidade competitiva do setor agrícola.
Já aos apoios para o investimento nas explorações agrícolas, podem candidatar-se as pessoas em nome individual ou coletivo, que se dediquem à produção primária de produtos agrícolas.
Estes apoios enquadram-se em melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações, visando o aumento da sua competitividade, em contribuir para a diversificação da produção, em aumentar a produção de alimentos de qualidade e em contribuir para o rejuvenescimento dos ativos do setor como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego.
Em ambas as candidaturas apenas são elegíveis os projetos nos setores de produção animal: bovinicultura, suinicultura, equinicultura, ovinicultura, caprinicultura, avicultura, cunicultura, apicultura, helicicultura e lombricultura; de produção vegetal: horticultura, fruticultura, floricultura, viticultura, batata-semente, beterraba e chá, e de produção de cogumelos.
Saiba mais informações aqui
Fonte: Governo Açores Consultar fonte
Data de publicação: 21/07/2022 10:20
Mais Notícias sobre Pecuária
Governo vai apoiar agricultores afetados por incêndios com 500 mil euros
O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura a disponibilização de um apoio extraordinário, com uma dotação inicial de 500.000 euros, para apoiar os agricultores na aquisi...

IFAP: Pagamentos Julho 2022
Durante o mês de julho de 2022, o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 277,2 milhões de euros, dos quais se destacam os seguintes: ...

FACECO volta a abrir portas para mais uma edição
No próximos dias 22 a 24 de Julho S. Teotónio recebe mais uma edição da FACECO. Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia e um intenso programa de animação serão os p...

IFAP divulga medida excecional e temporária
Foi publicado hoje o regime de aplicação da medida excecional e temporária que visa apoiar o setor agrícola, num montante total de 24,3 milhões de euros, conforme previsto no Regul...
Pub.