Entrega dos Prémios Vale Pastor – 2ª edição acontece sexta-feira, dia 8 de julho
A atribuição dos Prémios “Vale Pastor” acontece este ano, em Oliveira do Hospital, dia 8 de julho (sexta-feira), na sede da ANCOSE, pelas 12h00.
A segunda edição dos prémios Vale Pastor irá atribuir 8 vales de 5 mil euros cada a empreendedores das Regiões DOP da Serra da Estrela e da Beira Baixa, no valor total de 40 000 mil euros. Consulte aqui o Programa.
Esta ação, que conta já com a sua 2ª edição, está inserida no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro e tem como entidades promotoras as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A 1ª edição dos prémios Vale Pastor, que aconteceu em 2021, embora sem realização de cerimónia presencial devido ao contexto pandémico Covid-19, atribuiu 15 vales no valor total de 75 mil euros.
O programa da cerimónia de entrega dos Prémios Vale Pastor_2ªedição irá iniciar-se às 10 horas, nos Paços do Concelho de Oliveira do Hospital, com a visita a uma empresa agrícola de cariz familiar, onde se produz leite e queijo Serra da Estrela DOP e da qual a proprietária é também uma das contempladas com o Vale Pastor. A entrega oficial dos Vales Pastor aos respetivos contemplados terá lugar pelas 12h00, na sede da ANCOSE, uma das entidades que compõem a parceira do projeto.
Estarão presentes, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo; os representantes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, a Inovcluster, líder do projeto, bem como as restantes entidades parceiras do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
O Vale Pastor, assim como outras ações que este projeto tem vindo a desenvolver, tem como objetivo ajudar ao incremento da produção de leite e queijo nas Regiões DOP da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela, com vista à sua valorização. Uma das iniciativas inseridas no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro foi, precisamente, a instituição deste concurso. O Vale Pastor visa atribuir um prémio monetário de 5000 euros a empreendedores já instalados ou que queiram instalar-se na atividade da agropastorícia para produção de leite e seu fornecimento a queijarias que produzam queijos com DOP na Região Centro e que concluíram com sucesso a 2ª edição da ação formativa “Escola de Pastores”. De relevar que a Escola de Pastores tem sido um importante instrumento de qualificação que contribui para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro, pelo reforço e perpetuação desta profissão, mas também pela promoção, inovação, valorização e aumento da sua competitividade.
“Este é um esforço conjunto que vem sendo articulado não só no terreno com os agentes diretos da fileira, os produtores e potenciais produtores, mas também com toda a parceria envolvida no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, reforçando o necessário investimento, rejuvenescimento, atratividade e perpetuação desta atividade ligada a um produto tão nobre e endógeno como são os Queijos da Região Centro com DOP”, sublinha Patrícia Coelho, presidente da Inovcluster.
Data de publicação: 06/07/2022 12:48
Mais Notícias sobre Pequenos Ruminantes

ACOB e ANCRAS dinamizam concursos nacionais
O XXVI Concurso Nacional de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana Branca, o VI Concurso Nacional da Raça Churra Galega Bragançana Preta e o VII Concurso Nacional da Cabra Preta d...

Fundão recebe Leilão de Ovinos e Caprinos - 9 de Maio
A Sanicobe (Associação De Defesa Sanitária Da Cova Da Beira), com o apoio do Município do Fundão, vai receber e organizar um Leilão de Pequenos Ruminantes, Ovinos e Caprinos, já no...

Webinar 'Tradição e Inovação nos Produtos Alimentares dos Ovinos e Caprinos'
Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) organizam o Webinar – Tradição e Inovação...

IVA zero: Estrelacoop lamenta exclusão da carne de borrego
O presidente da Estrelacoop (Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela), Joaquim Lé de Matos, expressou a sua preocupação por não ver a carne de borrego incluída na lis...