Notícias

Portugal desenvolve o 1º selo de “Bem-Estar Animal Certificado” para a fileira da carne de porco

 

O Ministério da Agricultura acaba de aprovar o selo de "Bem-Estar Animal" para a fileira de carne de porco portuguesa, o único aprovado pelo Ministério até agora. A fileira de carne de porco portuguesa já tem um selo de “Bem-Estar Animal Certificado”, o único aprovado pelo Ministério da Agricultura, a entidade responsável pela rotulagem facultativa e pela verificação do cumprimento das regras de bem-estar animal.

O objectivo desta certificação é oferecer aos consumidores a garantia da confiança na carne de porco nacional, colocando-a na linha da frente em termos de ética e bem-estar no trabalho com os animais, contribuindo para a sua sanidade e, consequentemente, para a qualidade e segurança alimentar da carne, pois estabelece um modelo produtivo mais exigente do ponto de vista do cumprimento das normas europeias de bem-estar animal e aplicando a toda a fileira – à produção, ao transporte e ao abate.

O rótulo é uma iniciativa da Interprofissional Portuguesa, FILPORC, e resulta do estabelecimento de um referencial trabalhado em conjunto com a FPAS e a APIC em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

Aprovação do caderno de especificações foi publicada em Diário da República


Fonte: 3tres3 Consultar fonte
Data de publicação: 20/10/2021 17:01

Pub.