Governo anuncia novas medidas de apoio ao desenvolvimento rural



Fonte da imagem: Governo de Portugal

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, participaram na audição regimental na Assembleia da República.

Na sua intervenção inicial, a Ministra destacou um novo pacote de medidas de apoio ao desenvolvimento rural, entre as quais o apoio à instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, no valor de 10 milhões de euros, com o objetivo de reduzir os custos energéticos suportados pelos produtores e contribuir para uma agricultura mais sustentável.

Anunciou também, para junho, a abertura de outros avisos de concurso para fundos, nomeadamente para o apoio a investimentos com impacto na concretização da Estratégia Nacional de Efluentes Agropecuários e Agroindustriais e para a construção de charcas e para a instalação de painéis fotovoltaicos nas unidades de comercialização e transformação. Especificamente direcionados para os territórios vulneráveis, foram anunciados avisos para apoio aos pequenos investimentos na exploração agrícola e instalação de jovens agricultores.

Já para o setor do vinho, o Ministério da Agricultura tem programado um novo pacote de medidas, que integra a inclusão deste setor nas medidas de apoio temporário e excecional aos agricultores e às pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia, um aumento da capacidade de armazenamento e a possibilidade de abertura de um aviso para a destilação de crise.

Por fim, e no âmbito do PDR2020, Maria do Céu Antunes anunciou que vai reforçar em 4,5 milhões de euros, os 7 milhões inicialmente previstos para os estudos e projetos de reabilitação e modernização dos regadios existentes.

 


Fonte: Governo de Portugal ->  https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=novas-medidas-de-apoio-ao-desenvolvimento-rural
Data de publicação: 2021-05-13 09:22:51

302 visualizações