Notícias

Newsletter Semanal SIMA - Bovinos - Semana 15

 

Na semana em análise verificou-se um acréscimo da cotação média nacional dos novilhos de 12-18 meses cruzado de Charolês (+5 cêntimos / Kg), que se ficou a dever à região do Alentejo; os outros animais analisados pautaram-se pela estabilidade.

No Entre-Douro-e-Minho a oferta e a procura de bovinos foram médias e equilibradas. Mantêm-se as trocas com o mercado externo, nomeadamente com Espanha, registando-se principalmente a entrada de carne a preços inferiores e a saída de vacas. Esta semana as cotações voltaram a não apresentar quaisquer alterações nas diversas áreas de mercado analisadas.

Na Beira Litoral a oferta e a procura de animais para abate foram muito fracas. Continua a verificar-se a entrada no nosso país de carne proveniente do mercado externo, oriunda principalmente de Espanha, que permite o abastecimento regular do mercado regional. As vacas e os vitelos mantêm um escoamento regular para o país vizinho. Estabilidade generalizada de cotações nas três áreas de mercado analisadas, Aveiro, Coimbra e Viseu.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de bovinos foi fraca e a procura foi relativamente fraca, tendo esta última diminuído ligeiramente na passada semana. As cotações voltaram a pautar-se pela estabilidade.

No Alentejo a oferta de bovinos foi média nas seis áreas de mercado analisadas, Évora, Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Beja, Elvas e Estremoz; a procura foi animada em Évora e no Alentejo Litoral, relativamente animada em Estremoz e média nas restantes áreas. Subida de cotações em Évora (novilhos de 12-18 meses) e no Alentejo Litoral (vitelos/as de 6-8 meses, vitelões macho e fêmea de 8-12 meses e novilhas de 12-18 meses), para animais cruzado de Charolês.

A tendência da Bolsa do Bovino foi de manutenção de cotações em todas as categorias e classificações.


Fonte: SIMA - GPP Consultar fonte
Data de publicação: 14/04/2014 19:39