O 1º Workshop Online do Projeto Europeu BovINE reuniu 176 participantes



A rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina,  BovINE, destinada a enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor, reuniu desta forma 176 participantes, na sua maioria produtores de bovinos de carne,  que de uma forma muito enriquecedora e produtiva, discutiram as necessidades prioritárias que a produção enfrenta, ao nível dos quatro temas que o projeto contempla: resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência da produção, qualidade da carne, e sustentabilidade ambiental.

O Workshop, organizado conjuntamente pelos parceiros do Bovine em Portugal, Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) e ACBM/Promert, mas sob a responsabilidade do coordenador da Rede Regional do Projeto Bovine em Portugal, o Eng.º José Pais, para além de ter como grande objetivo a identificação e discussão das necessidades prioritárias, como referimos, contou com a presença da Senhora Diretora da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Dr.ª Susana Pombo, que abriu este workshop, com a apresentação do Projeto BovINE por parte da Prof. Magda Aguiar Fontes da FMV da Universidade de Lisboa (ULisboa), coordenadora do parceiro FMV no Projeto Bovine, e com a comunicação subordinada ao tema “A sustentabilidade ambiental na produção de bovinos de carne em Portugal”, pelo Prof. Tiago Domingos do Instituto Superior Técnico da ULisboa e TerraPrima.

Após estas intervenções deu-se início à apresentação de Boas Práticas e Inovações identificadas para a produção de bovinos de carne durante este primeiro ano do projeto, sob a moderação do Eng.º José Pais. O Dr. João Diogo Ferreira apresentou a possibilidade de monitorização em tempo real, com efeitos ao nível da resiliência socio-económica, da eficiência produtiva, e da saúde e bem-estar de vacas parturientes e vitelos recém-nascidos. O Eng.º Miguel Vacas de Carvalho apresentou a importância da agricultura regenerativa e a gestão holística do pastoreio na resiliência socioeconómica. Boas práticas como a quantificação do consumo alimentar residual (RFI) com particular ação ao nível da eficiência alimentar e da sustentabilidade ambiental e o uso do scanner de infravermelhos para o diagnóstico de problemas podais, ou a avaliação da qualidade do colostro; os sistemas de prevenção de dermatites; as ferramentas de gestão técnica e económicas disponíveis; os programas alimentares alternativos; os sistemas de precisão aplicados à zootecnia, e a cerca elétrica virtual, também algumas inovações ao nível da recria e acabamento de animais confinados, ou ao nível da redução da pegada de carbono pela incorporação de algas em planos alimentares, foram ainda sumariamente apresentadas pelo Eng.º José Pais. Por fim, o Prof. George Stilwell apresentou a inovação relativa ao uso da compressão torácica (Método de Madigan) em vitelos com síndrome de mau ajustamento neo-natal. Uma inovação que causou grande interesse e que parece ter efeito significativo na recuperação de vitelos recém-nascidos afetados por esta síndrome.

Após esta primeira parte o Eng.º José Pais deu início à sessão de identificação e discussão das necessidades prioritárias na produção nacional de carne de bovino, tendo em conta o grande desafio de hoje de promover uma produção mais sustentável. Conseguiu-se gerar uma discussão verdadeiramente construtiva e que permitiu identificar uma série de necessidades prioritárias ao nível das diferentes áreas temáticas que o projeto BovINE contempla. Após compilação das anotações recolhidas sobre este assunto durante a sessão, será enviado a todos os atores da rede nacional informação sobre as necessidades prioritárias identificadas para o próximo ano.

A partir daqui há que identificar boas práticas validadas pelo rigor técnico e científico que assegurem a sustentabilidade, a aceitação e o futuro do sector da produção de carne de bovino, bem como inovações que possam dar resposta a estas necessidades.
Concluiu-se assim esta primeira iniciativa no âmbito da Rede Regional e do Projeto BovINE e que pensamos ter sido verdadeiramente importante ao permitir que num mesmo fórum se reunissem os vários atores da cadeia de valor de carne de bovino, mas em especial a produção, e, assim, identificar as principais necessidades que os produtores enfrentam neste futuro próximo.


Todas as apresentações deste workshop podem ser descarregadas aqui


Fonte: BovINE ->  http://www.bovine-eu.net/
Data de publicação: 2020-11-12 08:47:51

168 visualizações