Construção de espaço para promover raças autóctones arranca em outubro



Fonte da imagem: A Voz de Trás os Montes

O município de Mogadouro vai avançar com a construção do Espaço de Promoção das Raças Autóctones, um equipamento orçado em 1,1 milhões financiado por fundos europeus.

"Temos o visto do Tribunal de Contas. O auto de consignação da empreitada está assinado e a obra vai arrancar já no próximo mês de outubro. O novo equipamento foi adjudicado por 1,1 milhões e será financiado por fundos comunitários", disse, à Lusa, Francisco Guimarães.

O financiamento do Espaço de Promoção de Raças Autóctones foi inicialmente dotado de "um valor muito baixo de comparticipação”, mas o montante foi revisto.

"Numa reprogramação dos fundos comunitários efetuada antes da pandemia os valores atingiram os 62% para o financiamento da obra. Contudo, estamos em crer que esta percentagem possa chegar aos 85% do valor do equipamento pecuário, através de fundo do PROVERE -Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos", explicou o autarca, que agora espera por um reforço de verbas, no âmbito do PROVERE, destinado à Comunidade Intermunicipal (CIM) terras de Trás-os-Montes, que será distribuído pelos nove concelhos nordestinos que integram esta organismo.

"Com esta distribuição de fundos pelos concelhos que integram a CIM, estou convicto que o financiamento da obra possa atingir os 85% de fundos comunitários destinados à construção do Espaço de Promoção de Raças Autóctones", realçou.

Este novo equipamento será dotado de dois espaços distintos, onde o destaque será a construção de um anfiteatro de forma circular, dotado de bancadas, que vai permitir a exposição e mostra das raças autóctones do território, que vai desde bovinos, ovinos até caprinos, entre outras.


Fonte: A Voz de Trás os Montes ->  https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/28925
Data de publicação: 2020-09-29 08:41:42

265 visualizações