Está confirmado o primeiro caso de PSA na Alemanha



Fonte da imagem: adfp

A Ministra da Agricultura alemã, Julia Klöckner, acaba de confirmar, em conferência de imprensa, o primeiro caso de PSA na Alemanha.

Trata-se de um javali encontrado morto em Brandenburgo, concretamente no distrito de Spree-Neisse.

As amostras foram enviadas para o laboratório de referência, o Instituo Friedrich-Loeffler, o qual confirmou a suspeita.

Entre outras acções, estão-se a realizar buscas de outros possíveis cadáveres na zona para analisar a existência de contágio e determinar o alcance da doença.

Está previsto para hoje uma nova conferência de imprensa do Governo federal de Brandenburgo onde se concretizarão as medidas de restrição tomadas e que zonas afectam. Entre as medidas a tomar, a Ministra referiu a restrição à movimentação de pessoas e veículos, a restrição ou proibição da caça, a restrição ou proibição do uso de terras agrícolas para evitar a emigração de javalis que possam ser portadores do vírus ou criação de "corredores" de caça.

Em relação aos efeitos económicos após a confirmação da doença, a Ministra enfatizou o uso das medidas de regionalização reconhecidas dentro da UE, o que significa que só se suspende o comércio para as empresas localizadas dentro da zona de restrição a definir pelo Brandenburgo.

A Ministra também informou que se estabeleceu contacto com os principais destinos da carne de porco alemã, como é o caso da China, para a aceitação da regionalização.


Fonte: 3tres3 ->  https://www.3tres3.com.pt/ultima-hora/esta-confirmado-o-primeiro-caso-de-psa-na-alemanha_13776/?fbclid=IwAR1TcPBpLzCHjszxLi6vftd3iTPKgQAqtRkRCvO6OhMRuzPoJUkIsdflJpQ
Data de publicação: 2020-09-11 15:00:42

287 visualizações