Ministério da Agricultura divulga esclarecimento sobre a exportação de pequenos ruminantes para a China



O Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), vem por este meio esclarecer que Portugal não exporta pequenos ruminantes para a China.

Quanto às notícias relativas ao tremor epizoótico dos pequenos ruminantes (Scrapie) foram detetados dois casos em Portugal. Um na Cova da Beira, que foi comunicado em dezembro de 2019 à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e outro na Meda que também foi comunicado, este mês, à mesma organização, tal como é obrigatório nos termos da legislação. Todo o efetivo coabitante, nos dois casos, foi eliminado (cerca de 70 animais em cada caso).

Recorde-se que casos de Scrapie clássico detetados em Portugal são muito esporádicos, e que esta é uma doença sob vigilância pelas autoridades portuguesas há vários anos, não existindo qualquer evidência da sua transmissão ao homem.


Fonte: Governo Açores ->  https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=esclarecimento-da-agricultura-sobre-exportacao-do-pequenos-ruminantes-para-a-china
Data de publicação: 2020-07-20 08:54:46

602 visualizações