Escola Superior Agrária de Viseu abre escola de pastores



A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) vai ter a partir de setembro uma escola de pastores. Trata-se de uma iniciativa que integra o projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”.

António Monteiro, presidente da ESAV, explica que a intenção com a criação desta escola passa por “incentivar o maior número de produtores para produzirem leite em condições, para que o queijo Serra da Estrela puder ser certificado com a Denominação de Origem Protegida, tornando-se num queijo de qualidade”.
São várias as matérias que vão ser abordadas na formação que vai ter mais de 500 horas práticas e teóricas.

“O curso visa a formação no maneio sanitário e no maneio reprodutivo, porque tem o potencial de dar lucro à exploração. Senão, não há borregos, nem leite. A seguir, surge o maneio alimentar, porque a alimentação é uma das correntes mais caras de uma exploração, e a questão das pastagens, forragens e silvo-pastorícias”, explica António Monteiro.  
As inscrições para a escola de pastores estão abertas até ao dia 23 de agosto. Um mês depois, arrancam as aulas, que devem decorrer até janeiro. No final, acrescenta o presidente da ESAV, os alunos vão poder candidatar-se ao Vale Pastor no valor de cinco mil euros.

Esta valência também irá funcionar no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Poderá efectuar a inscrição aqui.



Fonte: Jornal do Centro ->  https://www.jornaldocentro.pt/online/regiao/escola-superior-agraria-de-viseu-abre-escola-de-pastores/
Data de publicação: 2019-08-19 08:13:00

1436 visualizações