Ministro da Agricultura entrega último lote de animais para reposição da raça Bordaleira Serra da Estrela



Fonte da imagem: Vida Rural

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, entregou esta quarta-feira (17 de julho) a última de 500 ovelhas Bordaleiras da Serra da estrela, repondo, assim, o efetivo desta raça autóctone perdido pelos pastores associados da Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) durante os incêndios de 2017.

A raça de ovelhas Bordaleiras da Serra da Estrela é responsável pela produção do leite a partir do qual é produzido o Queijo da Serra DOP. Com um efetivo registado de 17 206 animais, mais 20% do que o existente em 2015, esta raça autóctone é apoiada através de fundos comunitários, sendo atribuído um prémio anual por cabeça.

De acordo com o ministro da Agricultura, “o Governo está empenhado em melhorar os apoios às raças autóctones em sede de negociação da futura Política Agrícola Comum, tendo em conta a relevância destas raças para a manutenção da dinâmica dos territórios de baixa densidade, onde parte da população depende economicamente da produção animal, mas onde estão igualmente a ser criados produtos de altíssima qualidade, que representam valor acrescentado para a produção”.

Capoulas Santos diz, também, que “o empenho do Executivo no apoio à reconstrução e recuperação da região, um objetivo que vai sendo conseguido graças à tenacidade das populações e, sobretudo, das que se dedicam ao trabalho na terra”, deixando claro que “há um grande trabalho de prevenção e de preparação junto das populações para que nunca se repitam tragédias como a que atingiu o concelho de Oliveira do Hospital e muitos outros”.


Fonte: Vida Rural ->  https://www.vidarural.pt/producao/efetivo-de-ovelhas-bordaleiras-da-serra-da-estrela-reposto/
Data de publicação: 2019-07-18 09:39:07

952 visualizações