China faz subir preço da carne de porco portuguesa



Fonte da imagem: CM Jornal

O secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) estima que, já este ano, a China vai comprar cerca de 80 mil toneladas de carne nacional, o equivalente a um sexto do volume abatido anualmente no país. "Incorporando já este efeito" da gripe suína africana, João Bastos calcula que, em valor, as vendas para aquele destino podem duplicar para 200 milhões de euros em 2020.
 
"Neste momento em que há escassez do lado da oferta, os preços estão a subir. Tivemos um período de quatro meses [no início do ano] em que houve exportação para a China a preços baixos, mas agora está com preços mais elevados. Já se está a começar a refletir. Nas últimas duas semanas, os preços de venda à China têm aumentado. É um mercado que valia essencialmente pelo volume que absorve – e agora também pelo preço", detalha o dirigente.
 
Com 700 produtores industriais em Portugal, localizados essencialmente na faixa entre Coimbra e Alcácer do Sal – 90% da produção está na região Centro e de Lisboa e Vale do Tejo –, o negócio da carne de porco ascendeu em 2018 a 520 milhões de euros. Apesar da ligeira subida em termos homólogos, o setor ainda está aquém dos 600 milhões que valia em 2015, quando iniciou a quebra "sobretudo pelo preço pago ao produtor". João Bastos tem a "expectativa de voltar a este patamar da faturação, pelo aumento do volume e do valor".
 


Fonte: Jornal de Negócios ->  https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/china-faz-subir-preco-da-carne-de-porco-portuguesa
Data de publicação: 2019-05-07 08:33:52

383 visualizações