Suinicultura Portuguesa lança Prémio Inovação



Fonte:Comissão Organizadora - Gala Porco d'Ouro 2018

Inovação em Ambiente, Saúde Animal e Biossegurança das explorações são algumas das áreas passíveis de serem premiadas
Até ao final do mês de abril estão abertas as candidaturas ao Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação. O galardão é atribuído pela primeira vez este ano na cerimónia que reconhece a excelência na produção suinícola, a Gala Porco d’Ouro, que a FPAS- Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores- realiza anualmente. Em 2019 a cerimónia acontece a 21 de junho e passa a contar com mais uma categoria de avaliação. Além dos prémios para a produtividade, a cerimónia será também palco para a revelação do mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola. O Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação constitui-se como um incentivo para que os produtores continuem a apostar na investigação e na inovação aplicada como elemento básico para a melhoria das explorações e do setor suinícola no seu todo.

O objetivo é premiar ideias originais, não podendo estas ser desenvolvimentos comerciais, cuja implementação, em qualquer âmbito - maneio, gestão de recursos humanos, meio ambiente, instalações, biossegurança, genética, eliminação de resíduos, sanidade animal ou bem-estar animal - tenha resultado na melhoria e inovação da exploração.

A nova categoria vai distinguir melhorias, das mais simples às mais complexas, implementadas nas explorações suinícolas e que respondam com qualidade a quatro critérios essenciais, nomeadamente, Criatividade – é avaliada a originalidade, assim como a relevância e grau de inovação científica ou tecnológica do projeto; Eficiência – é avaliado o impacto económico sobre o beneficiário; Aplicabilidade e replicação noutras explorações – é analisada a possibilidade de a inovação ser replicável em outras estruturas produtivas, e, finalmente, Resposta a uma necessidade ou desafio setorial – é valorizado o facto de a inovação implementada colmatar uma necessidade identificada pelo setor, de uma maneira geral.

A atribuição do Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação resulta de uma parceria entre a Zoetis e a FPAS. A Zoetis, empresa que comercializa medicamentos de aplicação veterinária, é parceira da cerimónia anual de reconhecimento da excelência na produção suinícola desde o seu início, em 2016, e este ano reforça a sua parceria com a FPAS, através da criação do Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação.

Até ao fim do mês de abril ainda poderão candidatar-se ao galardão todas as empresas aderentes ao sistema BDporc Portugal, desde que cumpram os requisitos mínimos de exigência para concorrer a qualquer outro prémio da Gala Porco D’ouro. Existirão três finalistas nomeados. Aos três será entregue um diploma relativo a essa nomeação e ao vencedor será atribuído o Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação.

Para concorrer aceda aqui.


Fonte: Comissão Organizadora
Data de publicação: 2019-04-12 08:28:08

288 visualizações