FPAS lança nova linha de produto do porco.pt



A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) apresentou oficialmente, a gama porco.pt premium, iniciativa de um grupo de 25 produtores nacionais e que constitui uma nova linha de produto do porco.pt, projeto-bandeira da suinicultura nacional.

Num país em que o consumo per capita de carne de porco ronda os 44 quilos/ano, a organização quis mostrar aos players da distribuição moderna, a operar em Portugal, as vantagens da carne de porco nacional.

Durante o evento, David Neves, vice-presidente da FPAS, referiu que, além do porco.pt queremos mostrar a qualidade da gama porco.pt premium e fazer com que “os players da distribuição moderna optem pela carne suína nacional de qualidade que, em termos qualitativos e de preço, nada fica a dever à carne proveniente de outros países e que está à venda nas lojas em Portugal”.
Na verdade, a gama porco.pt tem, atualmente, disponível entre as duas certificações mais de 30.000 animais por semana – 25.000 no porco.pt e 5.000 no porco.pt premium – admitindo o responsável da FPAS que o objetivo é “valorizar a produção nacional a médio/longo prazo e apostar na diversificação relativamente aos produtos importados”.

A diferenciação, segundo o responsável da FPAS, não está somente “na qualidade e no sabor da carne nacional, mas também no preço. Queremos que a carne de porco nacional premium seja valorizada e que todos os atores ganhem: produtores, retalhistas e consumidores”.

Quanto ao futuro, as previsões indicam que o setor recuperará da crise que o atingiu em 2015/2016, criadas que estão as expetativas de uma maior valorização, dando cumprimento ao seu desígnio estratégico de tornar Portugal autossuficiente em produção de carne de porco até 2030.

De referir que, em 2017, o valor do setor ultrapassou os 500 milhões de euros – mais concretamente, 513,6 milhões de euros – depois de nos dois anos anteriores ter estado abaixo dos 490 milhões de euros.


Fonte: Vida Rural ->  https://www.vidarural.pt/producao/fpas-lanca-nova-linha-de-produto-do-porco-pt/
Data de publicação: 2019-01-10 08:48:09

104 visualizações