Ilha de Santa Maria irá começar a produzir queijo de ovelha



Fonte da imagem: Governo do Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que em Santa Maria irá começará a ser produzido no próximo ano, nesta ilha, queijo a partir de leite de ovelha, depois de concluídas as obras na queijaria da ARCOA - Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos.

“Há a expetativa de que as obras fiquem concluídas em fevereiro, para que se inicie o período de laboração experimental”, afirmou João Ponte, após uma visita às obras.

João Ponte salientou que o Governo dos Açores tem acompanhado e apoiado este investimento da ARCOA porque o considera importante para Santa Maria, desde logo pela possibilidade de diversificação da agricultura e de criação de um produto novo na ilha.
 Para João Ponte, este investimento na queijaria era necessário para dar seguimento à decisão estratégica, envolvendo o Governo Regional, os produtores e a ARCOA, de avançar com a produção de leite de ovelha e de um queijo em Santa Maria.

 Em 2017, a ARCOA importou uma centena de ovelhas francesas da raça Lacaune, um projeto apoiado desde a primeira hora pelo Governo Regional.

 No âmbito da política de promoção da diversificação da produção agrícola, da inovação e da criação de emprego, o Governo dos Açores e a ARCOA têm mantido uma parceria articulada e estreita, que, além da construção da queijaria, tem passado pela formação em ovinos e caprinos.

 “O queijo de ovelha poderá constituir-se como mais um fator de dinamização e inovação na agricultura mariense e tornar-se mais um cartão-de-visita gastronómico de Santa Maria, contribuindo assim para potenciar o desenvolvimento económico da ilha”, frisou João Ponte.


Fonte: Governo dos Açores ->  http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-gacs/noticias/Governo+dos+A%C3%A7ores+apoia+a+produ%C3%A7%C3%A3o+de+queijo+de+ovelha+em+Santa+Maria.htm
Data de publicação: 2018-10-10 08:41:46

457 visualizações