Notícias

Lisboa irá acolher evento para debater a inovação na agricultura

Fonte da imagem: Lusa

 

Um encontro pioneiro sobre inovação na agricultura vai realizar-se, por iniciativa de Portugal, em parceria com a União Europeia, em Outubro, em Lisboa, anunciou o ministro da Agricultura.
Denominado 'Agri Innovation Summit' (AIS2017), o "evento pioneiro", que vai ter lugar em 11 e 12 de Outubro, em Lisboa, "trará a Portugal o que de melhor se faz em matéria de inovação agrícola na Europa", disse Capoulas Santos.

O principal objectivo da iniciativa é promover "a troca de experiências e conhecimento entre os Estados-membros e regiões da União Europeia e debater o futuro da inovação em agricultura", disse o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em declarações à agência Lusa.

Trata-se de "um evento centrado na temática da inovação, pois, como é sabido, a inovação, o conhecimento, a investigação e a experimentação são fundamentais para o acréscimo da competitividade da agricultura", acrescentou o governante, sustentando que é necessária "uma agricultura competitiva, mas sustentável".
Segundo Capoulas Santos, a reunião pode, de certo modo, ser comparada ao evento tecnológico 'Web summit', que decorreu em Lisboa, em Novembro de 2016, pois "a temática é de alguma forma a mesma", embora "exclusivamente centrada" na agricultura.

Contando com a participação dos comissários europeus responsável pelo pelouro da investigação, ciência e inovação, Carlos Moedas, e da agricultura e desenvolvimento rural, Phil Hogan, o encontro pretende reunir "um conjunto de parceiros europeus ligados a esta temática tão importante como é a inovação na agricultura", adiantou o ministro da Agricultura.

A iniciativa "vai tornar visível a mudança de paradigma da agricultura, que exige cada vez mais formação qualificada e que se está a transformar numa actividade cada vez mais interessante para os jovens, ligada às novas tecnologias", sustentou.
No primeiro dia (11 de Outubro), o AIS2017 "estará focado nos projectos dos actores da inovação" e, o segundo e último dia, será "orientado para a discussão do futuro da política de inovação".

Trata-se de "um evento pioneiro, com futuro já assegurado, em que a primeira pedra do edifício será colocada por Portugal e em Portugal", concluiu Capoulas Santos.



Fonte: Rádio Renascença Consultar fonte
Data de publicação: 26/04/2017 09:29